Mudas Clonais
Mudas Seminais
Por que Plantar Florestas?
Gestão Agroflorestal
Projeto - Viveiro Aracruz
Projeto - Viveiro Bahia Sul
Projeto - Viveiro Iandebo
 
 
 

Por que Plantar Florestas?

De acordo com o Anuário Estatístico – 2009 da ABRAF, as áreas plantadas com florestas industriais de Eucaliptos e Pinus ficaram abaixo das metas estabelecidas pelo “Plano Nacional de Florestas (PNF)”, que previa a agregação de 600 mil há de novos plantios anuais. Porém, nos últimos 4 anos o déficit ficou acumulado em 1,24 milhões de há. Mesmo com o agravamento da crise econômica em 2.009, onde as Empresas Florestais reduziram os investimentos, já se prevê um forte Apagão Florestal nos próximos anos. Fonte: Florestas Energéticas – Embrapa (baseado no Plano Nacional Agroenergia – PNA – 2006-2011).

Ainda, segundo a Embrapa (2009), a demanda anual de madeira no Brasil é da ordem de 350 milhões de m3, porém a área plantada só consegue suprir 90 milhões, sendo que a diferença é retirada das matas nativas. Para atender esta demanda, além de efetuar o manejo correto das florestas nativas, será necessário aumentar a área plantada de 6,1 milhões para 14,8 milhões de há, o que corresponde aumentar a área plantada de 0,6% para 1,5% do território Brasileiro.

Desta forma, a produção de madeira deixou de ser apenas uma Atividade Extrativista para se tornar uma Atividade Agronômica, com plantio, manejo e colheitas planejadas, criando assim a modalidade doProdutor Florestal, a exemplo dos Produtores Agropecuários.

Assim sendo, o mercado passou a oferecer uma nova oportunidade de negocio agrícola, pois com a facilidade de obtenção das mudas, aliado a simplicidade de plantio e manejo das florestas, a atividade se tornou uma ótima opção de renda aos agricultores, com retorno na ordem de 30% a 40% a.a..

       

 
 
Rod. Washington Luiz, Km 273 - Araraquara SP - Tel. (16) 3322 6488
4616